Terça, 28 de Junho de 2022
27°

Nuvens esparsas

Recife - PE

Anúncio
Cultura Cadeira de Balanço

Geração Futuro realiza III Mostra de Saberes com a edição do Cadeira de Balanço

O evento reuniu dois grandes mestres sanfoneiros

06/05/2022 às 13h00
Por: Redação
Compartilhe:
Geração Futuro realiza III Mostra de Saberes com a edição do Cadeira de Balanço

A Geração Futuro, por meio do Projeto Verdeporto e Ponto de Cultura Sanfona Cultural, realizou a III Mostra de Saberes com a edição do Cadeira de Balanço, no Ita Clube Municipal de Lagoa de Itaenga/PE. O evento reuniu dois grandes mestres sanfoneiros do município: Pedro da Cruz e Zezo dos Oito Baixos, que participaram do Cadeira de Balanço – momento em que os mestres, sentados numa cadeira de balanço, compartilharam suas histórias de vida e seus saberes populares.

Em um encontro intergeracional, o evento reuniu ainda crianças e adolescentes do Projeto Cidade Sustentável, de Pombos, e os/as idosos/as da formação de Agentes de Desenvolvimento Sustentável do Projeto Verdeporto, de Lagoa de Itaenga, representantes do Conselho Municipal de Idosos, além de representações culturais e a sociedade civil.

“É uma oportunidade que os mais jovens têm de conhecer e de se inspirar no legado que esses mestres trazem em sua história de vida, fazendo com que o conhecimento chegue e transforme”, considera Henrique Almeida, coordenador do Projeto Verdeporto.

“Estamos encerrando o primeiro módulo da formação dos idosos em Agente de Desenvolvimento Ambiental do Projeto Verdeporto, que se chama “Quem sou eu? Quem somos nós?”, e esta é uma oportunidade de nos conhecermos na cultura, nas identidades, e trazer esses elementos para o desenvolvimento, para a sustentabilidade”, explica Siomara Elis, educadora ambiental do Verdeporto.

Segundo a diretora geral da Geração Futuro, Maria Suély, “A Cadeira de Balanço tem esse objetivo, de reunir atores da cultural local, e envolver idosos/as, crianças, adolescentes e outros mestres de saberes artísticos, sociais e ambientais, para que o saber aprendido seja multiplicado entre as gerações”, finalizou.

O evento que também contou com apresentações e muita dança foi bem aprovado pelas idosas do Projeto Verdeporto. Para Margarida Ferreira, o dia foi muito produtivo. “Foi maravilhoso, na verdade tudo está sendo, estou amando participar do projeto. Estamos aprendendo coisas novas e mostrando na prática”, disse.

Os mestres Pedro da Cruz e Zezo dos Oito Baixos falaram da emoção de poder voltar a tocar após o período mais crítico da pandemia. “Já deu pra esquentar o sangue. Estávamos trancandos dentro de casa esse tempo todo, voltar a cantar e conhecer gente nova alegra alma”, garantiu Pedro da Cruz. Já Zezo dos Oito Baixos falou emocionado sobre o momento. “Foi a maior felicidade da minha vida estar aqui. Nós músicos precisamos mostrar o que sabemos fazer de melhor para as pessoas”.

O Projeto Verdeporto é realizado pela Geração Futuro, por intermédio do Conselho Municipal dos Idosos, em parceria com a Prefeitura de Lagoa de Itaenga, e conta com apoio do Banco Daycoval, Bayer, Elo, Simpar, Suzano e Usiminas.

Sobre o Cadeira de Balanço

Idealizado e desenvolvido pela Geração Futuro, por meio do Ponto de Cultura Sanfona Cultural, em 2009, o Cadeira de Balanço é como uma viagem no tempo, remetendo ao passado, de quando nos lembramos, por exemplo, da casa da avó. Assim, sentados nessa cadeira, apresentamos nomes da cultura popular da região, em uma roda de conversa sobre a vida, os fazeres e saberes desses detentores de conhecimento, envolvendo antigas e novas gerações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários