Sexta, 20 de Maio de 2022
30°

Muitas nuvens

Recife - PE

Anúncio
Cultura CULTURA

Uma estrela chamada Maria Dapaz.

Conheça em Um pé de conversa com Maria da Paz.

04/04/2022 às 08h51 Atualizada em 04/04/2022 às 09h03
Por: Redação
Compartilhe:
Uma estrela chamada Maria Dapaz.

Ela nasceu em Jaboatão dos Guararapes, mas aos cinco anos foi morar em Afogados da Ingazeira, e se criou no sertão, às margens do rio Pajeú. Do sertão de Pernambuco, Maria Dapaz ganhou o mundo, e se tornou uma estrela. Falecida em abril de 2018, sua trajetória de vida foi eternizada com a criação do Espaço Maria Dapaz, na cidade de Afogados.

 

Quem é a responsável pelo acervo de Maria Dapaz é a produtora Jocelyne Aymon, mais conhecida como Jô, que participou ativamente da vida da cantora. Ela e Nill Júnior, da Rádio Pajeú, a mais antiga do Sertão, criaram o espaço Maria Dapaz localizado nas dependências da rádio, e que é hoje um verdadeiro museu da artista. O projeto foi criado e aprovado, e o acervo riquíssimo pode ser visto por lá. Peças originais, desde objetos pessoais, óculos, documentos, o violão, todo adesivado com fotos de pessoas que ela amava, os prêmios que ela recebeu, toda a coleção de Cds, até mesmo antigas fitas cassetes, e ainda trechos escritos na parede, contando sua própria história.

 

Maria Dapaz teve vários discos gravados como “Pássaro Carente”, “Clareia” e “Da pá virada”. Em 1992, Chitãozinho e Xororó gravaram a composição “Brincar de ser feliz” (Maria da Paz – Nino), que virou tema da novela “Pedra sobre pedra”, da Rede Globo, e foi um grande sucesso. Em 2013 lançou o Cd autoral “Outro Baião”. Recebeu também duas indicações para o Grammy latino. Mas a música de mais sucesso, foi sem dúvida Brincar de ser feliz, que completa agora trinta anos.

 

O pé de conversa com Jô Aymon e Nill júnior aconteceu no dia em que se comemora o nascimento de Maria Dapaz, dia 25 de março, em uma conversa descontraída cheia de revelações. Se você quiser saber mais sobre a cantora e o Espaço Maria Dapaz, não perca Um pé de conversa com Gláucio Costa, clicando no link abaixo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
um pé de Conversa
um pé de Conversa
Sobre Gláucio Costa, é cantor, compositor e radialista. É apresentador do programa "O Arraiá de Gláucio Costa", transmitido pela rádio Marano FM, de segunda à sexta, das 05:00 às 07:00 hs da manhã. O pé de conversa, quadro de maior sucesso do programa, agora pode ser visto no canal do youtube “Um pé de conversa com Gláucio Costa”. Uma conversa descontraída com cantores, repentistas, aboiadores, profissionais de várias áreas e gente do povo. Gláucio é defensor da cultura popular e das raízes nordestina
Recife - PE Atualizado às 13h34 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 31°

Sáb 30°C 24°C
Dom 28°C 24°C
Seg 28°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 28°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio