Sexta, 20 de Maio de 2022
30°

Muitas nuvens

Recife - PE

Anúncio
Especiais LGPD em Foco

Quanto custa um incidente de vazamento de dados?

Cada vez mais se torno importante adaptar sua empresa a LGPD, além do dano financeiro existe o dano reputacional que pode prejudicar a imagem da empresa por muitos anos

11/01/2022 às 07h58
Por: Nilton Lemos Fonte: (Fonte: Escobar Advocacia)
Compartilhe:
Quanto custa um incidente de vazamento de dados?

Incidentes de vazamento de dados trazem graves prejuízos para as organizações, seja com a perda de negócios ou danos à reputação. A informação é do Relatório do Custo de uma Violação de Dados 2021, elaborado pelo Ponemon Institute e pela IBM, que estudou 537 violações reais em 17 setores diferentes e 17 países e regiões, entre os quais o Brasil.

 

Os custos de negócios perdidos, incluindo o dano reputacional comprovável, representam em torno de 38% do custo total médio relacionado a uma violação de dados. Isso porque tais despesas refletem uma maior rotatividade de clientes, perda de receita em razão do tempo de inatividade de sistemas e aumento do valor de aquisição de novos negócios devido à reputação diminuída.

Os dados demonstram que, uma vez ocorrida uma violação ou vazamento, a perda de negócios e o dano reputacional são extremamente onerosos para as organizações: os prejuízos decorrentes do incidente vão além de eventuais sanções administrativas implementadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Os custos de um incidente de violação de dados aumentaram 10%, de US$ 3,86 milhões para US$ 4,24 mi, sendo este o maior valor da história. O principal fator encontrado para ampliar os custos de violação de dados foi a falha de conformidade. As empresas com um alto nível de falhas de conformidade – resultando em multas, penalidades e processos – experimentaram um custo médio de violação de dados de 51,1% acima do que as empresas adequadas.

Os custos de uma violação de dados incluem, entre outros, a detecção e escalabilidade, notificação, negócios perdidos, resposta pós-violação, que podem incluir reparação para vítimas e reguladores, comunicações, despesas legais, multas de autoridades de proteção de dados.

Demora-se em média 212 dias para se identificar uma violação e, em média, mais 75 dias para contê-la adequadamente: totalizando 287 dias. Isso significa que uma violação ocorrida em 1º de janeiro, em média, só seria contida em 14 de outubro, quase um ano após sua ocorrência.

O Relatório ressaltou ainda outros dados relevantes:

– 44% das violações continham dados pessoais;

– 20% das violações foram inicialmente causadas por credenciais comprometidas;

– 29,5% de aumento do custo médio de uma violação de dados de assistência médica em 2021. O setor de assistência médica tem os custos mais altos de violação há 11 anos consecutivos.

Os dados apresentados cristalizam a necessidade de adequação à LGPD como um investimento necessário para as empresas, uma vez que a contratação de uma assessoria especializada e a implementação da cultura de proteção de dados dentro da organização são um imperativo de mercado e podem resultar em diminuição significativa de custos em caso de incidentes de violação de dados.

                                                                                                    Maria Wanick é advogada do Escritório Escobar Advocacia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Voz & Debate
Voz & Debate
Sobre O Voz & Debate é um espaço coordenado pelo jornalista, Nilton Lemos, sócio-diretor da Voz Comunicação, que tem o objetivo de abrir mais um canal de comunicação e divulgação de conteúdos autorais dos mais diversos segmentos e áreas de atuação. Aqui sua opinião tem importância e espaço. Contribuições no e-mail [email protected] Contem com a gente!
Recife - PE Atualizado às 13h34 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 31°

Sáb 30°C 24°C
Dom 28°C 24°C
Seg 28°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 28°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio