Sexta, 20 de Maio de 2022
30°

Muitas nuvens

Recife - PE

Anúncio
Especiais Mercado Digital

Oportunidade em vendas no meio digital

Se a sua empresa possui apenas uma ferramenta digital ativa ela já está apta a gerar vendas diretas

05/01/2022 às 16h10
Por: Nilton Lemos Fonte: (Fonte: Jogga Digital)
Compartilhe:
Oportunidade em vendas no meio digital

Um questionamento que ainda permeia o pensamento dos líderes de pequenos e médios negócios brasileiros é: como posso fechar vendas diretas através da internet se não tenho um e-commerce? A resposta não poderia ser mais simples. Se a sua empresa possui apenas uma ferramenta digital ativa ela já está apta a gerar vendas diretas e, em via de regra, de maneira mais simples e efetiva que um e-commerce.

De acordo com levantamento feito pelo Serasa Experian, sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia da Covid-19, e 83,1% pretendem manter a realização dos negócios pela internet, mesmo quando a pandemia acabar. Ainda segundo a pesquisa, dentre os canais mais utilizados para a venda de produtos as redes sociais saem na dianteira, com o WhatsApp (72%) na liderança.

As plataformas digitais como o Facebook, Instagram e WhatsApp cumprem, de ponta a ponta, o papel de canal de aquisição de novos clientes. Dentro delas é possível executar o ciclo completo, alimentando seu funil de vendas com oportunidades geradas dentro das próprias redes sociais e prosseguindo com esse diálogo até o fechamento. Muitas vezes, começando e terminando a jornada de venda dentro da mesma caixa de conversa.

Na prática, a empresa pode fazer um anúncio pago no Instagram, selecionando o público que deseja atingir (sexo, idade, bairro, perfil de consumo, etc.) e gerar um 'call to action' (chamada para ação) que estimule os interessados a clicarem neste anúncio e serem direcionados diretamente para o Direct Messenger do próprio Instagram, ou Whatsapp. A partir daí, se dá o andamento ao atendimento, tirando dúvidas, alinhando preços e seguindo até a finalização da compra em si. Dentro de uma ferramenta apenas, neste exemplo o Instagram, você prospectou, gerou o lead, atendeu e fechou a venda, sem nenhuma necessidade de um e-commerce ou até mesmo um site.

Ou seja, se você ainda está na faixa de empresas que não utiliza os canais digitais para vendas diretas, você está perdendo uma grande oportunidade e, provavelmente, entregando clientes de bandeja para seus concorrentes. Conteúdo, fotos bonitas, textos bacanas nas redes são legais, mas esses canais devem ser enxergados como potentes canais de ganhos de negócios, para todo esforço de comunicação não ser em vão. Pensem sempre na jornada completa, focando no fechamento da venda. A internet é um shopping center funcionando 24h com todos os perfis de públicos imagináveis, inclusive o seu.

Raul Cantarelli, sócio-fundador da Jogga Digital

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Voz & Debate
Voz & Debate
Sobre O Voz & Debate é um espaço coordenado pelo jornalista, Nilton Lemos, sócio-diretor da Voz Comunicação, que tem o objetivo de abrir mais um canal de comunicação e divulgação de conteúdos autorais dos mais diversos segmentos e áreas de atuação. Aqui sua opinião tem importância e espaço. Contribuições no e-mail [email protected] Contem com a gente!
Recife - PE Atualizado às 13h34 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 31°

Sáb 30°C 24°C
Dom 28°C 24°C
Seg 28°C 24°C
Ter 29°C 24°C
Qua 28°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio