Segunda, 17 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Recife - PE

Anúncio
Cultura ÁRVORE DE NATAL

Recife inicia montagem de árvore de Natal de 30 metros na Agamenon Magalhães

Árvore terá o dobro do tamanho da estrutura montada nos anos anteriores

20/11/2021 às 19h53 Atualizada em 24/11/2021 às 17h45
Por: Redação Fonte: Secom PCR
Compartilhe:
Foto: Marcos Pastich/PCR
Foto: Marcos Pastich/PCR

O principal símbolo do ciclo natalino irá se revelar, em breve, numa das áreas mais movimentadas da cidade, trazendo muitas novidades. Pela primeira vez, a estrutura ficará na Avenida Agamenon Magalhães, um dos mais movimentados corredores viários da capital pernambucana, por onde circulam diariamente milhares de motoristas e pedestres.

Situada nas imediações da Praça do Derby, a árvore será erguida sobre o canal e terá 30 metros de altura (o equivalente a um prédio de dez andares), o dobro do tamanho das estruturas montadas nos últimos anos pelo poder público municipal. Os trabalhos de montagem das estruturas já começaram. E, neste primeiro momento, serão realizados prioritariamente durante a madrugada.

A base da árvore será uma plataforma metálica, que ligará uma margem à outra do canal, reproduzindo as emblemáticas pontes da cidade, para sugerir a travessia de tempos tão duros. Em cima dessa estrutura, será erguida a árvore propriamente dita, com núcleo cilíndrico e luminoso, na cor amarela, em formato de cone, para representar uma chama acesa, cercada por uma estrutura entrelaçada, pintada de azul e coberta por luzes LED, que mudarão de cor.

“No topo da árvore, essa trama azulada, que simboliza as dores, desafios e dificuldades que a humanidade vem atravessando, abre-se em pétalas, revelando a estrela-guia do Natal e evocando o desabrochar da esperança”, explica a arquiteta Fabiana Ramalho, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que concebeu a decoração.

A árvore, que pesará 1,5 tonelada, terá efeito contemplativo, podendo ser vista a uma grande distância. “Ao destacá-la em meio à textura urbana, numa das áreas mais movimentadas da cidade, nossa intenção foi levar a decoração para perto da população, para dentro de suas rotinas cotidianas.” A montagem deve ser concluída no início de dezembro.