Terça, 18 de Junho de 2024
24°

Céu limpo

Recife - PE

Anúncio
Esportes Esportes

New York Times, Le Monde e outros jornais reverenciam Pelé

Morte do atleta aos 82 anos foi destaque na imprensa estrangeira

29/12/2022 às 18h25 Atualizada em 30/12/2022 às 05h29
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
New York Times, Le Monde e outros jornais reverenciam Pelé

A notícia da morte de Pelé , aos 82 anos, repercutiu rapidamente na mídia internacional. Em reportagem de destaque na capa de seu portal, oNew York Timeso classificou como "uma figura transformadora dos esportes do século 20". O jornal apresentou uma biografia do atleta e lembrou seu papel na popularização do esporte nos Estados Unidos. Entre 1975 e 1977, Pelé atuou pelo New York Cosmos, clube que disputou a liga de futebol do país até 1983.

Em reportagem publicada em seu site, o jornal francêsLe Mondeafirmou que Pelé foi "o monarca absoluto da bola redonda, o único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970". Em suas redes sociais, o veículo também lembrou a forma como, certa vez, o já falecido craque holandês Johan Cruyff definiu o brasileiro: "o único jogador de futebol a ultrapassar os limites da lógica".

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

OL'Équipe, jornal francês dedicado ao esporte, estampou em seu site: "o rei está morto". O veículo foi o responsável por organizar, em 1980, uma votação que consagrou Pelé como o atleta do século. Participaram jornalistas das 20 mais importantes publicações de esportes do mundo. Na disputa, o brasileiro teve como companhia, respectivamente na segunda e na terceira posição, o atleta norte-americano Jesse Owens e o ciclista belga Eddy Merchx.

Outra referência internacional entre os jornais esportivos, o espanholMarcadestacou na capa de seu portal um vídeo com o título: "Os momentos inesquecíveis de Pelé: a grande obra de arte que nunca se viu, o drible impossível". O veículo assume a dificuldade da edição da imagens: "a magia do Rei encheria todas as páginas do jornal Marca. Então aqui você verá apenas uma pequena parte de um futebol que o elevou ao 'Olimpo dos Deuses'"

Na Argentina, o jornalClarínapontou Pelé como "a primeira grande estrela mundial do futebol" e "um símbolo supremo do futebol espetáculo". Também destacou a "relação entre amores e ódios" com Diego Maradona, lembrando declarações elogiosas e ácidas de ambos e mencionando a paz selada em 2016.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Reportagens de capa foram publicadas ainda nos sites de diversos outros jornais, como o inglêsThe Guardian, o italianoLa Stampae o alemãoBild.

Mineiro de Três Corações (MG), Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, morreu hoje (29) em São Paulo aos 82 anos. Ele sofria com um câncer de cólon. Jogou futebol por 21 anos, sendo 18 pelo Santos e três pelo New York Cosmos. Pela seleção brasileira, disputou 92 partidas, marcando 77 gols.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários